CONTRA CULTURA EM IPANEMA.

Essa não é uma postagem de história da moda. Contarei como vivenciei o movimento da contra cultura e em outro capítulo, a moda em Ipanema nos anos 60, sob o meu ponto de vista pessoal.
Na década de 50, surgiram nos U.S. um dos primeiros movimentos da contra cultura : a "beat generation". Isso, depois de Kerouac escrever "On the road", que já é um marco da liberdade. Keroauc não gostava que lhe atribuisse ser autor dessa geração, mas a maneira que o livro expõe freneticamente a falta de compromisso na  travessia do pais, na Rota 66 e sempre tendo como ponto, as chegadas e saidas da cidade, que é o berço do movimento Hippie: São Francisco, nao resta dúvida que ele era um autor cultuado até hoje. Além de ter sido o maior gato. O movimento hippie começou também nos U.S., mas criou força no Rio, com os Beatles e o rock.
 
JACK KEROUAC
Ipanema, aderiu ao movimento hippie, com muita cautela. Imaginem, quebrar no Brasil, o comportamento careta dos anos 50, apaixonar-se pelos Beatles, comprar no " black market" a pilula anti concepcional (pilula cor de rosa), encurtar as roupas, dançar o twist, hully gully, adorar rock. Era demais! Os homens, então, que até hoje,não deram grandes voltas na moda e comportamento (não sou feminista), deixarem os cabelos crescerem, mostravam que a contra cultura estava entrando, principalmente no Território Livre de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta matéria? Comente!