Sandra Gomes, minha querida amiga (já falecida), começou nos anos 80,
um trabalho inovador com sementes. Antes, nos anos 70, colar de sementes eram usados pelos hyppies e encontrados na tradicional feira de Ipanema. Sandra antecipou seu trabalho ecológico no Rio - 92. Mas seu uso como objeto de luxo, sómente foi considerado fashion, com o mix de materiais como ouro, prata, seda, cristais etc. Hoje, está na moda e é orgânico. Mais atual, impossivel.
Apresentarei alguns trabalhos de cariocas e com as sementes que estão no Jardim Botânico - Rio de Janeiro.
Homenagem a Sandra Gomes
Colar de Olho de Cabra e fecho de prata
Teresa Brennand - colar mandala com jarinas - Jardim Botanico
Chloé Laclau - colar de sementes de açai - Jardim Botanico
Monica Carvalho colar em Guapuruvu com prata e olho de tigre - Jardim Botanico
Maria Oiticica - colar de sementes de tamã e prata - Jardim Botanico
Claudia Duarte - trabalhou com Sandra Gomes - colar de ouro e aguai.
CRISTINA ACHÉ - Artesania em tecido
Continuando as materias sobre as cariocas, mencionarei uma artesã maravilhosa, que trabalha com uma técnica em tecido: SHIBORI. É a arte milenar japonesa que dá as fibras um aspecto tridimensional. Os tecidos são elaborados com recursos de reserva, ligaduras e banhos artesanais.
Amarrações, torções, prensagens com chapas e bordados são utilizados de forma isolada ou combinada, tornando a técnica rica e de infinitas possiblidades.
Os principais padrões obtidos são conhecidos por nomes especificos:
Shiborimokume
Shiboribomaki
Shiboriyama-nui
Shiboriarashi
De acordo com Cristina, que morou muitos anos em Paris e foi lá que aprendeu essa técnica em tecelagem, as fibras naturais são as que produzem melhores resultados e nos banhos, o acaso tb. dá vida a esse processo milenar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVEXhFmGPeErG3tx_VIsSQNropctUS4hni6JQswa0TbOTS9QIBq9F8RyNev-HSJPtZ3KSbKWwFrkJg9opR0RXM0TRATCnC689_x3uYfrt76zBzIGHE3agdn6xPdp7LuKQdTRo4WgmHE30/s320/P1030527.jpg)
CRISTINA ACHÉ para a estilista ANY CARRO
PEDRO SAYAD - figurinista, diretor de novelas, prof. de História da Arte e outras coisas de um grande artista: Veste CRISTINA ACHÉ: foulard de veludo trabalhado em Shibori
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou desta matéria? Comente!